Realizar integrações com ferramentas externas via Pluga

Modificado em Wed, 11 May 2022 na (o) 07:17 PM

Olá! No guia a seguir você encontra informações sobre como usar o sistema de automações da CEFIS Pay para conectar serviços externos através do Pluga


Neste exemplo, iremos integrar a ferramenta HubSpot CRM, porém o procedimento pode ser utilizado para qualquer outra ferramenta do pluga compatível com Pluga Webhooks. Vamos lá!



Parte 1 - Requisitos  


Neste passo a passo iremos criar uma automação para criar um negócio dentro do HubSpot CRM toda vez que um pagamento for aprovado. Para isso você precisará de:

  • Uma conta ativa na CEFIS Pay
  • Uma conta premium ativa no Pluga (este é um serviço de terceiros pago)
  • Uma conta no HubSpot CRM



Parte 2 - Configurações CEFIS Pay


Acesse sua conta da CEFIS Pay em https://app.cefispay.com.br e então acesse o menu de Automações, e depois clique no botão Nova:


Na página de criação preencha os campos:


  • Tipo da Automação: Webhook
  • Estado: Ativo
  • Nome: <escolha um nome que te ajude a identificar esta automação>
  • Gatilhos: Pagamento Aprovado



Para preencher o campo URL que recebe a notificação, precisaremos realizar primeiro a parte 3 desse passo a passo. Não salve a automação ainda, iremos gerar esta URL antes de salvar.



Parte 3 - Configurações Pluga 


Em uma nova guia, acesse a sua conta do Pluga e clique em Criar Automatização. Na barra de busca de ferramentas, busque for webhooks. Os webhooks são o mecanismo pelo qual a comunicação com o Pluga será realizada. Clique no item Pluga Webhooks.



Será exibida uma página com todas as integrações possíveis através do Pluga Webhooks. No nosso caso, estamos integrando com o HubSpot CRM, então buscamos por HubSpot CRM na barra de pesquisa e as opções de integração para o HubSpot serão exibidas. 

Para o nosso caso aqui, iremos utilizar a seguinte: quando o Pluga Webhooks receber uma notificação da CEFIS Pay, criar/atualizar um negócio no HubSpot CRM. Clique neste item para iniciarmos a configuração.



Na próxima tela, clique em Fazer essa Automatização.


Depois clique no botão Gerar Nova URL.


Dê um nome pra sua URL e clique em Gerar URL de Webhook.


Agora, do lado direito, clique no botão Conectar, iremos vincular sua conta do HubSpot CRM.


Será aberta uma nova janela onde você irá aprovar a conexão. Caso você ainda não esteja logado na sua conta do HubSpot CRM, você precisará fazer login. Após, selecione a conta e clique em Escolher Conta.


Na tela seguinte, confirme a solicitação.


A janela será fechada e você estará de volta ao site do Pluga, clique no botão Continuar.


Você será solicitado a inserir um modelo dos dados que serão enviados. Essa informação você pegará na página onde está realizando a criação da automação na CEFIS Pay. Clique em ver exemplo de dados do gatilho que você selecionou.


Uma janela será aberta apresentando um modelo de dados. Copie todo ele.


Agora de volta a página de configuração do Pluga, cole o modelo de dados no campo e clique em Continuar.


Na próxima tela algumas configurações adicionais do HubSpot CRM são mostradas. Dependendo da ferramenta que você estiver integrando, outras configurações serão exibidas. Selecione as configurações desejadas e clique em Continuar.


Na próxima etapa você fará o mapeamento dos campos, ou seja, definir quais dados da CEFIS Pay representam quais dados no HubSpot CRM. Por exemplo, para mapearmos o campo nome clicamos em + inserir infos e selecionamos qual a chave do modelo de dados, veja:


Também é possível fazer pequenas operações no mapeamento dos dados. Por exemplo, o campo data.value do modelo de dados trás o valor da compra em centavos, mas o HubSpot espera este campo em reais, então podemos após selecionar a chave, adicionar uma divisão por 100 dentro do campo, veja:



Após mapear todos os campos desejados, clique em Finalizar Automatização.


Ao fazer isso, uma mensagem de sucesso será exibida e será possível visualizar a automação criada. (A mensagem de sucesso também informa que as automatizações do Pluga podem levar até 15min para começarem a ser processadas.)

Nesta mesma página, clique em cima da URL do webhook. 



Copie a URL na janela aberta.

Pronto! Concluímos as configurações dentro do Pluga. Agora vamos utilizar essa URL copiada para finalizar a criação da automação na CEFIS Pay.



Parte 4 - Finalizar as configurações na CEFIS Pay 


Utilizando a URL copiada na última etapa, cole-a no campo URL na página de criação da automação na CEFIS Pay. Depois salve a automação clicando no botão Salvar.


Pronto! Sua automação foi configurada com sucesso!



Parte 5 - Testando


Atenção: o Pluga informa em seu site de suporte que pode levar até 15 minutos desde a criação da automação até que ela inicie a operar. Mais informações acesse https://pluga.zendesk.com/hc/pt-br.


Você pode utilizar a plataforma da CEFIS Pay para enviar uma notificação de teste e verificar se o fluxo está funcionando corretamente. Siga os passos:


Acesse a página de edição da automação que deseja testar no menu de automações da CEFIS Pay.


Clique no botão Enviar Teste no gatilho que você configurou. A resposta da API do Pluga será exibida ao lado. Um status 200 significa que a notificação foi recebida com sucesso.


Atenção: enviar testes de outros gatilhos irá falhar pois o mapeamento de dados foi realizado para um gatilho específico. Caso precise processar múltiplos gatilhos crie diferentes automações na CEFIS Pay e no Pluga. Esta é uma limitação do Pluga que não suporta múltiplos gatilhos na mesma URL).


Para visualizar o registro da notificação no Pluga, acesse a página de listagem de automatizações e clique em Histórico (Log) da automatização que deseja visualizar.


Será exibida uma lista com o histórico das notificações recebidas. O status poderá ser processando se ainda não tiver sido totalmente processada pela ferramenta final, no nosso caso o HubSpot CRM.


Se o status for Sucesso! A automatização finalizou o processamento e o resultado poderá ser verificado na ferramenta final, o HubSpot CRM no nosso caso de exemplo.


Em caso de dúvidas ou se precisar de ajuda, entre em contato conosco!



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo